EPI-NO



Este interessante aparelho alemão tem ajudado mulheres a evitar lacerações do períneo durante o parto. Ele foi desenvolvido para trabalhar o fortalecimento e o alongamento perineal a fim de prevenir disfunções e preparar o períneo para o parto.


O epi-no é um aparelho composto por um balão de silicone conectado com um medidor de pressão que permite o monitoramento do desempenho do treinamento. Este balão é introduzido na vagina e vai sendo inflado lentamente, proporcionando o alongamento de períneo e simulando a cabeça do bebê.
Ele promove o alongamento da musculatura de forma gradual, o que reduz as chances de laceração no parto, facilitando também a recuperação da musculatura e tecidos no pós-parto. Promove também a consciência corporal, simulando a expulsão do bebê, o que é outro excelente benefício do aparelho, pois esta experimentação da expulsão e melhora da consciência corporal dá mais segurança e controle para a mulher no momento do expulsivo.
Ele deve ser utilizado a partir de 34 semanas de gestação. O ideal é que seja utilizado todos os dias, para que se consiga um alongamento progressivo da musculatura. Seu uso deve ser orientado por um profissional especializado, como por exemplo, a fisioterapeuta obstétrica, que irá ensinar a melhor maneira de utilizá-lo e como fazer a expulsão correta, associando respiração e posionamento.
        Infelizmente ele é dificil de ser encontrado no Brasil. Existe apenas uma empresa que importa (http://epi-no.com.br/http://epi-no.com.br/e em alguns lugares é possível alugar o aparelho.
       Uma boa opção para quem não quer comprar o aparelho e deseja se preparar para o parto e até mesmo para quem tem o aparelho e gostaria de orientação para utilizar da melhor forma, são as sessões especiais para preparação para o parto com epi-no no Espaço AberttoNestas sessões são trabalhadas a consciência do períneo e da dinâmica de expulsão do bebê, associando a respiração e posições que facilitam esta dinâmica, para que no momento do nascimento a mulher saiba como fazer a força e associa-la à respiração para evitar a laceração do períneo e proporcionar um período expulsivo mais curto. Este treinamento além de preparar o períneo para o parto proporciona mais segurança e tranquilidade durante o parto.

“O epi-no te dá mais controle da musculatura e te ensina como fazer o expulsivo. Eu comecei a usar com 30 semanas porque antes de engravidar eu havia passado por 6 cirurgias próximas ao períneo e tinha fibroses na cicatriz. Eu usava o epi-no diariamente, até o dia do parto, o que me fez me sentir muito mais segura e me deu mais consciência do corpo e controle na hora do expulsivo. Não tive nenhuma laceração”.
Luciana Aleixo, mãe da Sarah

" Eu comprei o Epi-No em Londres e minha cunhada trouxe para mim. A partir da 34 semana de gestação, eu e meu marido nos consultamos com a Thatiane, que nos ensinou a utiliza-lo de maneira correta. Alem disso, fizemos diariamente a massagem perineal aprendida com a Thati.
Acredito que essa rotina contribuiu muito para minha conscientização corporal, o que me tranquilizou durante o período explusivo do meu parto. Resultado, laceração mínima de 0.5cm, sem necessidade de pontos e que foi tratada com o kit de pos parto do Espaco Aberto. Não senti dor alguma e alguns dias depois, o inchaço havia desaparecido! O esforço e dedicação valeram a pena! Recomendo!!! "

Camila Ishikawa – PD da Stellinha


Para mais informações entre em contato com agente.
thatianebm@yahoo.com.br ou (11) 96422-5000
(falar com Thatiane Menendez - fisioterapeuta)