segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Não se deite no parto! Entenda porquê.




                A posição deitada durante o trabalho de parto e parto só apresenta desvantagens para a mulher e o bebê. Nesta posição há compressão da veia cava inferior, diminuindo a circulação sanguinea para o útero e para o bebê, pode levar à hipertensão, gera um estreitamento no canal de parto, vai contra a gravidade (o que dificulta a descida o bebê e requisita mais força da mãe), gera uma ineficiência da prensa abdominal, gera lesões mais graves no assoalho pélvico e atrasa o trabalho de parto tornando-o mais difícil e dolorido.
            O artigo 17 da organização Mundial de Saúde contém as seguintes recomendações: “A parturiente não deve ser colocada em posição de litotomia (posição ginecológica ou deitada) durante as contrações e no decorrer do parto. Precisa-se animá-la a caminhar durante as contrações e toda mulher deve ter a liberdade de decidir a posição que deseja assumir”.
As posições verticais durante o trabalho de parto contribuem positivamente para a evolução deste e ajudam a transformá-lo numa vivência positiva. 
- fazem com que o canal de parto se dilate;
-proporcionam a mobilidade da pelve;
-a posição da pelve e da coluna lombar colocam o canal de parto quase em linha reta facilitando a passagem do bebe;
-colocam a gravidade a favor do parto;
-as contrações ficam mais eficazes e o aproveitamento das contrações melhora quando a mulher se movimenta ou muda de posição de acordo com suas necessidades;
-reduzem a percepção da dor e favorecem a dilatação do colo uterino;
-diminuem a duração do trabalho de parto;
-a prensa abdominal é mais eficaz e com pouco esforço muscular;
-melhoram o alongamento e relaxamento da musculatura do assoalho pélvico;
-diminuem os riscos de laceração do períneo;
-a mulher se mantém ativa e no controle de seu corpo;
-favorecem a respiração;
-melhoram a circulação materna e fetal;
-melhoram a frequencia cardíaca do bebê e  o índice de apgar;
-favorecem a produção de hormônios e reduzem a necessidade de anestesia e ocitocina e favorecem o elo emocional entre mãe e bebê.

 Escolha a posição na qual se sentir bem, escute o seu corpo e se permita conectar com ele. Caminhe, movimente a pelve, respire, busque posições que se sinta bem e confie no seu instinto, seu corpo sabe o que precisa fazer, basta se conectar com ele.


Texto de Thatiane Menendez

Nenhum comentário:

Postar um comentário